Os voluntários do Observatório Social de Brasília promoveram investigação sobre a quantidade e a qualidade das emendas orçamentárias direcionadas a festividades e outros eventos no Distrito Federal. Na oportunidade, ainda averiguaram o cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelos parlamentares distritais.
Com a execução deste projeto, o Observatório Social de Brasília pôde constatar irregularidade no cumprimento da Lei de Acesso à Informação e ainda um grande montante de recursos alocados para eventos, festas e comemorações.
De posse desses resultados, fica evidente que o setor de eventos ainda é desproporcionalmente beneficiado na repartição de recursos distritais. O Observatório Social de Brasília não pretende “criminalizar” esse tipo de escolha dos parlamentares. Mas é evidente que, em se tratando de dinheiro público e em uma localidade com vexatórios índices de segurança, educação, mobilidade e saúde, a utilização dessas emendas para eventos deve ser muito bem fundamentada e fiscalizada. Não é o que se tem verificado.
Associação sem fins lucrativos que promove a transparência e o controle social dos gastos públicos em todo o DF.
CEP:
Telefone:
E-mail: