2016 – Emendas de distritais para eventos

Outra vez, os voluntários do Observatório Social de Brasília desenvolveram levantamento sobre a quantidade e a qualidade das emendas orçamentárias direcionadas a festividades e outros eventos no Distrito Federal, além de verificar o cumprimento da Lei de Acesso à Informação pelos distritais.

Com a execução deste projeto, o Observatório Social de Brasília pôde concluir que, no que diz respeito ao atendimento da Lei de Acesso, houve algum avanço positivo; enquanto, em relação à alocação orçamentária, ainda são grandes a quantidade e o valor das emendas destinadas a eventos.

Resta claro que os eventos ainda são bastante beneficiados na repartição de recursos distritais. O Observatório Social de Brasília não pretende condenar esse tipo de escolha dos parlamentares. Mas é evidente que, em se tratando de dinheiro público e em uma localidade com preocupantes índices de segurança, educação, mobilidade e saúde, a utilização dessas emendas para eventos deve ser muito bem fundamentada e fiscalizada. Não é o que se tem verificado.

Visualizar Relatório

Mantenedores

ObservatórioSocial de Brasília

Associação sem fins lucrativos que promove a transparência e o controle social dos gastos públicos em todo o DF.


CEP:
Telefone:
E-mail: